quarta-feira, 27 de junho de 2012

O que é a Lactose


Lactose

 

Lactose é o maior carboidrato no leite de ovelha, composto por glicose e galactose. O teor em lactose do leite de ovelha é similar ao do leite bovino, enquanto que os teores lipídicos e protéicos são consideravelmente maiores (Ramos e Juárez, 2003). Lactose é um nutriente valioso porque favorece a absorção intestinal do cálcio, magnésio e fósforo, e a utilização da vitamina C. Os outros carboidratos que não a lactose, como glicopeptídeos, glicoproteínas e oligossacarídeos também são encontrados no leite ovino. Acredita-se que os oligossacarídeos são benéficos para bebes amamentados com leite humano por causa de suas propriedades prebióticas e anti-infectivas. Estudos recentes sugerem que os oligossacarídeos do leite materno possuem potencial para modular a flora intestinal, para afetar diferentes atividades gastrintestinais, e para influenciar processos inflamatórios (Kunz e Rudloff, 2006). O leite de outros mamíferos também contêm oligossacarídeos, mas são encontrados em menor quantidade que no leite humano.

Recentemente, descobriu-se que a quantidade de oligossacarídeos do leite de ovelha variam de 20 a 30mg/l. Seu conteúdo é consideravelmente alto no colostro. Três oligossacarídeos do ácido do leite do colostro ovino foram isolados e identificados e contém ácido siálico. Estes componentes podem ser de interesse, porque se acredita que o ácido siálico presente nos oligossacarídeos do leite promovem o desenvolvimento do cérebro da criança (Nakamura e Urashima, 2004). Também foi demonstrado que o ácido siálico reduz a adesão dos leucócitos em células endoteliais, uma indicação para efeito imuno-regulatório de certos oligossacarídeos do leite humano. (Kunz e Rudloff, 2008).

A lactose do leite de ovelha como em outros ruminantes é menor no início da lactação no colostro e ao final da lactação, contrário ao comportamento do teor em gorduras e proteínas no leite (Pulina e Bencini, 2004; Haenlein e Wendorff, 2006). Em comparação ao leite de vaca, o teor em lactose do leite de ovelha é aproximadamente do mesmo nível, ao passo que os níveis em gorduras e proteínas são bem maiores (tabela 6). Isto torna a lactose do leite de ovelha menor em proporção aos seus sólidos totais em comparação ao sólidos totais do leite de vaca (22 – 27% contra 33 – 40%, respectivamente) (Ramos e Juarez, 2003).

Tabela 6 disponível no arquivo completo em PDF

Na maioria dos casos, pessoas com intolerância à lactose podem consumir queijos maturados, por conta do processo de maturação que quebra a lactose. Também, o leite de alguns mamíferos possui menor teor em lactose que outros, e experimentos com leite de ovelha vêm apresentando sucesso. A lactose ou proteína no leite causa reação alérgica ou intolerância. Como o leite de ovelha contém lactose e proteínas, mas em configuração diferenciada, não chega a pertubar a maioria das pessoas. A presença das proteínas no leite de vaca é maciça, feita sob medida para um animal que um dia irá pesar acima de 250 kg. A quantidade de proteínas no leite humano e das ovelhas é encontrada em menores proporções, (proporcional ao próprio porte do animal e dos humanos) e por esse motivo os bebes, enfermos e artríticos toleram bem o leite de ovelha, e ainda tendo como qualidade adicional proteínas lotadas de enzimas que permitem metabolizar o cálcio.

Fonte: Pesquisa Técnico-Científica Dra. Licinia de Campo/Casa da Ovelha.

Querem conhecer a Casa da Ovelha que é a maior Produtora de queijos sem lactose ,acessem:www.casadaovelha.com.br


2 comentários:

  1. Oi Gabriel.. Muito legal a matéria..
    Nunca experimentei nada de ovelhas..
    Mas vejo sempre sua mãe comentar dos produtos maravilhosos da "Casa da Ovelha"..
    Fiquei curiosa agora..
    Um beijo e uma tarde lindona pra você!!
    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Bacana Gabriel :)
    Muito obrigada por visitar meu blog, volte sempre, ok!?
    Big bj ;*
    http://www.angelpoubel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

sejam todos bem vindos á minha humilde cozinha,deixe seu recado ou sua duvida quem em breve responderei.